sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Encarcerados (Fuga De Furnace)_ Alexander Gordon Smith


 

Sipnose Oficial


De um dia para outro, Alex Sawyer passou de valentão a delinquente juvenil. Os trocados arrancados dos garotos na escola já não eram suficientes, e, com a ajuda de seu melhor amigo, Toby, começou a cometer pequenos furtos na vizinhança. Até que uma noite, homens fortes, de terno preto, e um esquisitão usando uma máscara de gás cruzaram o caminho dos dois. Toby foi cruelmente assassinado e Alex, preso e acusado pela morte do amigo. Seu novo lar? A Penitenciária de Furnace, um buraco – literalmente – para onde todos os garotos condenados são enviados, e de onde só é possível sair morto. Com guardas sádicos e criaturas terríveis responsáveis pela segurança, Furnace é o inferno. O lugar é infestado de criminosos – como as perigosas gangues Caveiras e os Cinquenta e Nove –, mas também há muitos garotos que, como Alex, foram presos por crimes que não cometeram. Como escapar e provar sua inocência? Em quem confiar? O que na verdade era Furnace: um reformatório? Um depósito? Ou, pior, um laboratório maligno?


“ Não acredito que alguém realmente perca o medo do escuro.”

Qual foi a situação em que você ficou mais apavorado? Essas são as palavras exatas que Alex Sawyer usou ao descrever pelo que estava passando. Imagine como você se sentiria se numa noite fria e chuvosa, fosse sentenciado a um crime que não cometeu, sendo enviado a um lugar que é pior do que a própria morte? Sim, esse lugar existe, e é chamado Furnace. Um lugar para onde jovens são levados para cumprir sua sentença. Mas o pior é que, Alex começa a desconfiar que nas entranhas de Furnace, estão sendo feitos experimentos com os garotos. E a qualquer hora ele pode ser o próximo.

Alex é um personagem bem diferente dos típicos livros de heróis. Ele é um ladrão, furta casas e rouba dinheiro dos garotos mais fracos da escola. Não que ele tenha um porte físico forte e grandalhão, ele é um típico garoto de 14 anos. Eu particularmente achei interessante o fato de ele não ser bonzinho. Isso dá uma cara nova à história, pois você, ao decorrer da leitura do livro, fica intrigada com a personalidade que ele apresenta, uma hora o odiando e na outra rindo de suas reflexões. É um daqueles livros que te prende na leitura até o fim, e você não sente vontade de parar.

Na verdade, nem sei por onde começar! Esse livro é tão incrível,  que é quase impossível fazer uma breve resenha.

Alexander Gordon escreve de um modo que o personagem principal parece conversar pessoalmente com você.  Ele descreve tudo com detalhes objetivos - fazendo com que você consiga formar uma imagem mental, sem detalhar demais.


Alex tenta sobreviver, tendo esperança e seus melhores amigos. Apesar de que, amigos em Furnace são quase impossiveis, Alex consegue e é eles que o ajudam a sobreviver a cada dia nesse terrível lugar. 
Houve momentos em que eu pensei: Há, não é tão ruim assim. Mas, exatamente quando o livro passava essa idéia... Acontecia uma coisa que eu ficava sem acreditar.

“...Quando parece impossível as coisas ficarem piores, é apenas impressão. Porque sempre podem piorar, e muito.”


Também achei bem interessante o fato de o livro não ter capítulos e sim, subtítulos.  O que já cria um suspense para o inicio da leitura. A narrativa conversa com você e enche você de esperança e medo.

Vai gostar quem gosta de: Livros de suspense e distopia. Quem gosta de livros como Maze Runner, vai ficar animado com esse livro!  


Geeks!

Nenhum comentário:

Postar um comentário